sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Um ensino vanguardista ou políticos vanguardistas?





“Temos uma taxa de acesso ao ensino superior que ronda os 20 porcento, melhor que a da África que fica pelos 6% e superando os 17% das Ilhas Maurícias. Igualamos mesmo países com níveis de desenvolvimento superiores ao nosso como a China e a Indonésia”, aponta JMN que identifica como “crítica para o sucesso” do ES o nível de capacitação dos professores. E é por isso para eles que se viram também as apostas estratégicas para o sector. (http://daivarela.blogspot.com)

Competir com o ensino superior lá fora? Como é que isso pode ser possível no estado em que isto se encontra?

Não é por termos ( e temos?!) mais condições de acesso ao ES, ou por termos índices que superam as do continente africano (!) que nós vamos nos vanguardear de estar a melhorar em termos de ensino.

Por exemplo, incomoda-me esta cultura desvirtuada de nos comparem sempre e em tudo com os outros países africanos. Neste sentido até pergunto, que "franja" da realidade africana é que nós estamos a falar? É tipo estender duas camisolas velhas e sujas no varal: a primeira está demasiado encardida e pensa-se que, mediante as lavagens, se está a fazer de tudo para que o branco apareça e depois vem o consolo, que é encontrar uma camisola mais encardida ainda para estender no mesmo varal e assim disfarçar as coisas. 


Um ensino vanguardista ou políticos vanguardistas? 

Um Ensino Superior que não nos prepara de verdade para a realidade profissional; umas Universidades que abrem as portas sem as mínimas condições e o MES não faz nada; umas Universidades que, continuamente, fazem as mesmas asneiras que são abrir os mesmos cursos todos os anos (com predilecção para as áreas sociais, porque custam menos); que não fazem estudos de mercado 
para saber o nível de procura e oferta (também, porque isso não existe em Cabo Verde. Aliás, no que toca a estudos, banco de dados, estatística nós somos praticamente ZERO) . Depois é um amontoado de licenciados (que bonito: mais licenciados, mais desenvolvimento). Isto acarreta uma saturação em termos de oferta e da procura de emprego nessas áreas o que conduz, logicamente, a mais desemprego, a mais padeiros licenciados, vendedores nas lojas chinesas licenciados, mais assistentes administrativos licenciados e por ai adiante. Mas, o nosso Ensino Superior é "the best".

E depois temos o nosso brilhante sistema de ensino para piorar as coisas. Aliás, as coisas já chegam "deterioradas", porque o EBI e depois o Ensino Secundário, que são as bases dessa pirâmide "VANGUARDISTA" não funcionam como deveriam.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O que achas disto?